Quem Somos

Laboratório com Certificação Self Audit ISO 9001:2008 Categoria Bronze (2015) de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (LARHCO) está localizado no Pólo de Xistoquímica da UFRJ, tendo como coordenador o professor Claudio Jose de Araújo Mota. Foi fundado em 1997, tendo como área principal de atuação o estudo da catálise heterogênea aplicada a processos de conversão de fontes fósseis e renováveis.

Missão

Formar recursos humanos de alto nível e realizar pesquisa científico-tecnológica nas áreas de catálise aplicada à energia e meio ambiente, contribuindo para o avanço da ciência, o desenvolvimento econômico e o bem estar da sociedade.

Visão de futuro

Tornar-se um laboratório de excelência em pesquisa, reconhecido nacional e internacionalmente, nas áreas de energia e meio ambiente, disseminando conhecimento e desenvolvendo tecnologias para aproveitamento pelo setor industrial.

Nossa Equipe

Claudio Jose de Araujo Mota - Coordenador

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B - CA QU - Química

+55 21 2590-0990

Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui Mestrado e Doutorado em Química Orgânica pela mesma Universidade. Trabalhou durante 11 anos no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (CENPES) desenvolvendo estudos sobre catalisadores para o refino do petróleo. Participou do CYTED (Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) tendo coordenado atividades na área de Catálise Computacional. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1-B do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. É também membro do subcomitê de Química Verde da IUPAC e coordenador da área de coprodutos da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Energia e Ambiente.

Recebeu o prêmio TWAS de colaboração entre pesquisadores brasileiros e mexicanos, outorgado pela Academia Mexicana de Ciências, o prêmio de tecnologia outorgado pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e o prêmio Fernando Galembeck de Inovação, outorgado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). LATTES

Pesquisadores Associados

Adel Bakkour