Quem Somos

 

 

Laboratório com Certificação Self Audit ISO 9001:2008 Categoria Bronze (2015) de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (LARHCO) está localizado no Pólo de Xistoquímica da UFRJ, tendo como coordenador o professor Claudio Jose de Araújo Mota. Foi fundado em 1997, tendo como área principal de atuação o estudo da catálise heterogênea aplicada a processos de conversão de fontes fósseis e renováveis.

Missão

Formar recursos humanos de alto nível e realizar pesquisa científico-tecnológica nas áreas de catálise aplicada à energia e meio ambiente, contribuindo para o avanço da ciência, o desenvolvimento econômico e o bem estar da sociedade.

Visão de futuro

Tornar-se um laboratório de excelência em pesquisa, reconhecido nacional e internacionalmente, nas áreas de energia e meio ambiente, disseminando conhecimento e desenvolvendo tecnologias para aproveitamento pelo setor industrial.

 

Nossa Equipe

Claudio Jose de Araujo Mota - Coordenador

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B - CA QU - Química

+55 21 2590-0990


Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui Mestrado e Doutorado em Química Orgânica pela mesma Universidade. Trabalhou durante 11 anos no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (CENPES) desenvolvendo estudos sobre catalisadores para o refino do petróleo. Participou do CYTED (Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) tendo coordenado atividades na área de Catálise Computacional. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1-B do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. É também membro do subcomitê de Química Verde da IUPAC e coordenador da área de coprodutos da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Energia e Ambiente.

Recebeu o prêmio TWAS de colaboração entre pesquisadores brasileiros e mexicanos, outorgado pela Academia Mexicana de Ciências, o prêmio de tecnologia outorgado pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e o prêmio Fernando Galembeck de Inovação, outorgado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). LATTES

Pesquisadores Associados








Alunos

Adel Bakkour

Iniciação Científica


Allan Finamor Pimentel

Iniciação Científica


Alex Pires Álvares dos Santos

Doutorado


Ana Lúcia de Lima

Doutorado


Ana Luísa Lobo Fortuna

Iniciação Científica


Arthur da Cunha Paes Gil

Iniciação Científica


Aryane Azevedo Marciniak

Doutorado


Christiano Passoni Cardoso

Mestrado


Fábio Junior Ferreira Silva Henrique

Mestrado


Igor Alves da Silva

Doutorado


Jhon Eric Mellizo Ceron

Doutorado


José Faustino Souza de Carvalho Filho

Doutorado



José Sebastião Cidreira Vieira

Doutorado


Leonardo Peçanha Ozório

Doutorado


Nathália dos Santos Pontes

Iniciação Científica


Renata Jorge da Silva

Doutorado


Vinícius Wyse Faria

Doutorado


Talita Moreira Campos

Iniciação Científica


Técnicos

Brunhilde Henker

Técnico Administrativo