Laboratório

 
 

Infraestrutura

O LARHCO-IQ-UFRJ dispõe de cerca de 120 m2 de área construída, disposta em dois laboratórios: um equipado com capelas e bancadas para preparo de catalisadores, e outro com unidades de teste catalítico com cromatógrafos a gás acoplados em linha, para avaliação catalítica. O laboratório de preparo dispõe de deionizador de água, evaporador rotatório, muflas, estufas, placas de agitação e aquecimento, além da vidraria para uso em química. Ele também dispõe de autoclaves e sistemas reacionais da marca Parr. O laboratório de avaliação catalítica dispõe de quatro unidades de teste catalítico com cromatógrafo a gás acoplado em linha. O LARHCO conta ainda com dois cromatógrafos em fase gasosa acoplados a espectrômetro de massas (CG-EM), um cromatógrafo líquido de alta resolução acoplado a espectrômetro de massas (CLAE/EM) e um reator automático modular para testes de microatividade catalítica (PID Eng & Tech).

Na parte de caracterização o laboratório conta com equipamento de infravermelho (IV), um equipamento de análise térmica (ATG) e um Espectrofotômetro UV/VIS. Há também um equipamento de redução à temperatura programada (RTP) e um equipamento para medida de área e volume de poros de catalisador (ASAP).

O grupo tem acesso a laboratórios na UFRJ à difração de raios-X, análise química, ressonância magnética nuclear no estado sólido e microscopia, técnicas que podem ser úteis na caracterização dos catalisadores.

Equipamentos

Cromatógrafo a Gás acoplado a Espectrômetro de Massas (CG-EM)
Cromatógrafo a Gás (CG)
TGA
ASAP
TPR
CLAE-EM
Equipamento de infravermelho IV
Unidades catalíticas
Reatores Parr
PID